Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Animação Sociocultural

Quando surgiu a Animação Sociocultural?

A Animação sociocultural surgiu nos inícios do século XX com o “pai” Decroly, que em 1907, fundou em Bruxelas a Escola para a vida e com a “mãe” Maria Montessori, que em Itália, inspirou um novo modelo educativo para a infância. Estes “pais” influenciaram o mundo com a pratica de novas formas de educar, motivar, complementar, unir saberes, um processo de educação formal, ou seja, dentro do espaço escolar, relação escola/comunidade. Nessa época existia em Portugal a ação pedagógica das escolas moveis, que passava por inúmeras localidades, um processo de educação não formal, ou seja, praticas realizadas fora do espaço escolar. Desta forma, começava a fluir o verdadeiro conceito da Animação sociocultural.

Onde nasceu o conceito da Animação Sociocultural?

“A Animação sociocultural, cujo conceito nasceu na Europa nos anos 60, pode ser vista como uma intervenção dialética dos indivíduos e dos grupos com o seu meio e sobre si mesmo, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida” (Viché, 1989 referido em Quintas e Castaño, 1998).

Nesta década de 60, foi um acordar para a descoberta. A Animação sociocultural prepara-se de metodologias participativas e ativas para promover o envolvimento dos indivíduos na comunidade onde se inserem, tornando-os protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Em Portugal, uma Animação sociocultural destas dimensões só se desenvolve depois do 25 de Abril de 1974, porque antes vivia-se numa ditadura onde não havia liberdade de expressão, de escolha, de decisão, etc… depois de 1974 a Animação desenvolve-se lentamente até aos nossos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário