Pesquisar neste blogue
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
O que alicerça um bom Animador?
"Um bom animador alicerça a sua intervenção numa formação sólida. Não é suficiente uma habilidade natural para dinamizar pessoas ou grupos: anima eficientemente quem adquiriu um conjunto de conhecimentos, quem desenvolveu alguns comportamentos e faz algumas opções metodológicas. Faltando esta formação, o animador pode cair facilmente no desânimo".
( Jacinto Jardim – “O método da Animação”).
Em pleno século XXI, o animador assume uma importante função de mediador e facilitador das práticas culturais nos tempos livres de forma a contribuir para o desenvolvimento cultural de um coletivo grupo ou comunidade, organizando, coordenando, desenvolvendo atividades de animação, sejam de carater cultural, educativo, social ou artístico. Ser animador é ter a animação como método, que se apoia numa tecnologia educativa, e deve ter presente um conjunto de princípios, de conhecimentos e de práticas, que se destacam os quatro pilares:
· Ser: sua identidade pessoal e profissional;
· Saber: possuir conhecimentos para desempenhar convenientemente a sua tarefa formativa no seu âmbito especifico;
· Saber fazer: refere-se à metodologia que usa para dar vida ao grupo que anima, que será sempre o reflexo do seu ser e do seu saber;
· Aprender a viver juntos: o direito à diferença, a promoção do dialogo humano…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário